Dopamine Land ou à procura da felicidade
Que a felicidade é algo muito importante em nossas vidas todos nós sabemos, mas você já parou pra pensar como isso é sentido fisicamente? Existem alguns pontos importantes nessa história e o corpo humano se mostra fascinante quando paramos para entender um pouco mais do seu funcionamento.
Como essa tal de felicidade funciona?
Falando em felicidade e corpo humano você já ouviu falar da dopamina? Sabe o que é e como funciona? A dopamina é um neurotransmissor que atua em diversas regiões do cérebro. Sua ação influencia as nossas emoções, aprendizado, humor e atenção. Uma de suas principais características está no chamado sistema de recompensa. Ao realizar determinadas atividades, como beber quando se tem sede, a área tegmental do cerébro recebe os estímulos e ocorre a liberação de dopamina em determinadas regiões do cérebro, dando a sensação de prazer.
Segundo estudo realizado por pesquisadores da Clínica Universitária Charité de Berlim e publicado na revista Nature Neuroscience, a quantidade de dopamina que contém a amígdala cerebral de uma pessoa pode definir se ela é tranquila e segura de si mesmo (características relacionadas com a baixa concentração de dopamina) ou se é medrosa e estressada (características relacionadas com a alta concentração de dopamina).
Viagens, uma verdadeira conexão com a felicidade
Mas, por que estamos falando disso? A verdade é que atualmente uma das atividades mais procuradas por pessoas que querem descansar, relaxar e estar perto da felicidade são as viagens.
Experiência inusitada
E já pensou se numa dessas viagens você pudesse entrar em uma imersão de dopamina? É isso que a experiência chamada de Dopamine Land propõe para seus visitantes. Ela será inaugurada em abril de 2022 na cidade de Londres e permite que os visitantes possam sentir feliciade e relaxamento enquanto desfrutam das mais diversas atividades.
Dopamine Land é uma experiência imersiva multissensorial onde os visitantes podem estourar bolhas, experimentar jogos diversos e até entrar em uma máquina de pipoca. Além disso, estarão disponíveis salas interativas que mesclam tecnologia inovadora e mídia tradicional.
Serão estimulados os diferentes sentidos: tato, visão, olfato e até a memória. De karaokê a missões de espionagens o local promete surpreender seus visitantes e ativar a liberação de dopamina em nível alto. Para isso são utilizadas luzes, efeitos visuais e projeções em salas específicas para cada sentido. E tudo acaba projetando a infância com a boa e velha guerra de travesseiros.
Já imaginou participar dessa experiência? Promessa de inovação e inventividade, seus ingressos já estão a venda, mas o local ainda não foi revelado. Fique de olho! Para mais informações clique aqui!
Por Marina Carvalheira — Writer na SMI